Pesquisar este blog

sábado, 7 de abril de 2012

ethos midiáticos: Leis da demanda e da oferta, suas curvas e significado econômico da situação de equilíbrio de um determinado produto


João Canza

1.   Lei da Demanda - é uma relação inversamente proporcional entre a quantidade e o preço do bem, coeteris paribus. Essa relação pode ser representada por uma escala de procura, curva de procura ou função demanda. A curva de procura inclina-se de cima para baixo, nos sentidos da esquerda para a direita, refletindo o fato de que a quantidade procurada de determinado produto varia inversamente com relação a seu preço. Ela é negativamente inclinada devido ao efeito conjunto de dois fatores: o efeito substituição e o efeito renda.

2.   Lei da Oferta - diferentemente da função demanda, a lei da oferta é uma correlação direta entre quantidade ofertada e nível de preços, coeteris paribus. A oferta refere-se à escala (ou toda curva), enquanto a quantidade ofertada diz respeito a um ponto específico da curva de oferta. Assim, um aumento no preço do bem provoca um aumento da quantidade ofertada, enquanto uma alteração nas outras variáveis desloca a oferta. Por exemplo:  
Um aumento no custo das matérias-primas provoca uma queda na oferta: Mantendo o mesmo preço, as empresas são obrigadas a diminuir a produção. Por outro lado, uma diminuição no preço dos insumos, melhoria tecnológica em sua utilização, um aumento no número de empresas no mercado, conduz a um aumento da oferta.

3.   Equilíbrio de Mercado – A interação das curvas de demanda e de oferta determina o preço e a quantidade de equilíbrio de um bem ou serviço em um dado mercado. Define-se como preço de equilíbrio aquele no qual a quantidade de uma mercadoria, que os consumidores estão dispostos a comprar, é exatamente igual à quantidade que os produtores estão dispostos a oferecer.

Conseqüências de um tabelamento feito pelo governo, com a fixação do preço abaixo do nível de equilíbrio, e porque os tabelamentos costumam surtir efeito em curto prazo e não em médio prazo

1.   Conseqüências de um tabelamento

·         Aumento da procura da mercadoria;
·         Redução da oferta da mercadoria no mercado;
·         O desencorajamento da produção da mercadoria etc. 

Porém, é precisamente o contrário o que os controladores governamentais a princípio pretendem com a fixação do preço abaixo do equilíbrio: É das próprias mercadorias, selecionadas para o tabelamento, que os controladores mais desejam manter abundante oferta.

2.   Porque os tabelamentos costumam surtir efeito em curto prazo e não em médio prazo?
Quando os preços são arbitrariamente contidos por imposição governamental, a procura sobrepõe cronicamente a oferta. Ou seja, o racionamento de cada produto, tornando-se ele escasso, exerce pressão cada vez maior sobre os produtos não-racionados existentes. Portanto se o governo procura impedir a falta de uma mercadoria, reduzindo também os preços de mão-de-obra, de matéria-prima e de outros fatores que participam do custo da produção, cria, por sua vez, escassez de todos esses elementos. Daí, os tabelamentos surtirem efeito em curto prazo. 

Conseqüências em um mercado, onde empresários de um mesmo setor decidam praticar preços abusivos de um mesmo produto.

·         Subida do nível de vida;
·         Inflação;
·         Retração da produção etc.
Com isso, o nível da demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores importantes aumentam. Ocorre uma retenção da produção, deslocando a curva da oferta do produto para trás, provocando assim, um aumento dos preços de mercado.
Trabalho-02: Fundamentos de Economia, Curso de Publicidade e Propaganda, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro.