Pesquisar este blog

domingo, 22 de maio de 2011

Importância da Aplicação das Diferentes Técnicas de Estudo na Leitura e na Produção Textual

João Canza
Introdução
A leitura é a base de toda produção cientifica. A leitura solidifica o estilo, amplia o conhecimento, muda comportamentos e ajuda na articulação lingüística. Por outro lado, cabe registrar que às técnicas de produção textual são ferramentas muito importantes para elaboração de trabalhos de pesquisa científica. Tais instrumentos visam a facilitar a organização do conhecimento adquirido, favorecendo o estudo, tornando a leitura mais eficiente e eficaz.
Leitura
A leitura insere o ser humano em um vasto mundo de conhecimentos, propiciando a obtenção de informações em relação a qualquer contexto e área do saber.
Sob tal enfoque, urge compreender que a técnica da leitura garante um estudo eficiente, quando aplicada qualitativamente. Nesse contexto, cabe registrar que em sua grande maioria, o produtor de texto técnico-científico fracassa porque sua leitura não é eficiente. Por essa razão, busca-se, a necessidade de desenvolvimento de hábitos de estudo, com prioridade para técnicas de leitura.
Nesse sentido, antes de se iniciar no estudo de um texto ou obra o leitor deve compreender quais são seus objetivos. Deve-se perguntar que informação terá que encontrar e por que encontrá-la e quando encontrar, qual uso fará dessa informação.
Produção Textual
Selecionar, organizar e registrar informações que no futuro servirão como material organizado para consulta e fonte para estudos posteriores, pode ser definido como uma técnica de produção textual.
Exemplo: O fichamento é uma maneira excelente de manter um registro de tudo que se lê. Após a confecção de um bom fichamento de um texto, ou livro, nunca mais será preciso recorrer ao original novamente, o que trará ganho de tempo. Pois, facilita a execução dos trabalhos acadêmicos e a assimilação dos conteúdos estudados.
Resumo Baseado na Disciplina de Metodologia Cientifica: Curso de Graduação; Comunicação Social, Publicidade e Propaganda; Aula 1 e 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário