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domingo, 22 de maio de 2011

Normas de Organização de Lista de Referências

João Canza
INTRODUÇÃO
Lista de referências é o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento. Toda pesquisa começa com uma pesquisa bibliográfica em que são observadas referências teóricas em documentos que podem ser livros, artigos, ou trabalhos de conclusão de curso. Assim, ao final de qualquer trabalho, as obras citadas e consultadas para elaboração dos trabalhos acadêmicos devem ser organizadas na forma de lista de referências e apresentada no formato orientado pela ABNT.   
ORGANIZAÇÃO
A lista de referencias deve ser constituída de elementos essenciais (autor, título, edição, local, editora e data da publicação) e, quando necessário, acrescida de elementos complementares (coleção, série, número do ISBN, número de páginas, edição exclusiva para assinantes, inclui algum brinde, etc.), alinhadas à margem esquerda do texto de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples, separadas entre si por espaço duplo.
AUTOR

1.1. Os autores são indicados pelo último sobrenome, escrito em caixa alta seguido dos nomes, por extenso ou abreviados, separado do nome por vírgula. Na hipótese de obra escrita por três autores todos devem ser mencionados na mesma ordem em que aparecem na publicação. Havendo mais de três autores, somente o primeiro deve ser indicado, seguido da expressão  et  al. Em autoria coletiva são indicados os nomes dos responsáveis, seguido da abreviatura da palavra que caracteriza a responsabilidade, entre parênteses. Exemplo: editor (Ed.), coordenador (coord.), organizador (Org.), compilador (Comp.).  

1.2. Sobrenomes que indicam parentesco acompanham o último sobrenome. Sobrenomes compostos, a entrada é feita por expressão composta. Sobrenomes ligados por hífen e com prefixo devem ser transcritos por extenso. Autoria desconhecida inicia-se pela primeira palavra do título em caixa alta. Se a palavra for precedida por um artigo, este também deve ser escrito em caixa alta. Os documentos de responsabilidade de entidades têm entrada pelo nome delas, escrita por extenso e em caixa alta.

1.3. Em publicações técnicas e administrativas, é indicado o nome da entidade. No caso de entidades governamentais, como órgãos da administração direta (Ministérios, secretarias), indica-se o nome geográfico antes do nome da entidade.

No caso em que foram usadas várias fontes do mesmo autor, estes podem ser substituídos por um traço equivalente a seis toques seguido de um ponto (______.), nas referências subseqüentes.
TÍTULO
 O título deve ter destaque gráfico, em negrito, itálico ou sublinhado. A primeira palavra deve ser iniciada com letra maiúscula e escrita na forma em que se apresenta no documento. Os subtítulos, ou informações apresentadas em seguida ao título visando complementá-lo devem ser precedidos por dois pontos e não recebem destaque gráfico.

Quando há tradutor, atualizador, revisor, ilustrador entre outros deve ser mencionado logo após o título.

 As referências em meios eletrônicos seguem o modelo de referências bibliográficas, acrescentando-se informações relativas à descrição física do meio ou suporte utilizado.

Para as obras consultadas online são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre <brackets>, precedido da expressão, “disponível em:”

A data de acesso ao documento, precedido da expressão: “acesso:” deve conter o dia, o mês abreviado e o ano (04 abr 2010.). 
Resumo Baseado na Disciplina de Metodologia Cientifica: Curso de Graduação; Comunicação Social, Publicidade e Propaganda; Aula 6 e 7

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